publications


books

Ferraz, Silvio (2008). Paixão pelo rascunho: notas do caderno amarelo. Tese de Livre Docência. Publicação online em

Ferraz, Silvio (2004). Livro das sonoridades [notas dispersas sobre composição]. Rio: Ed. 7 letras.

Ferraz, Silvio (1998). Música e Repetição: aspectos da diferença na música do séc.  XX. S.Paulo: EDUC/Fapesp.resumo

multimidias

Ferraz, Silvio (2008-2011) "sobre composição: poema para ze damas; litania; partita 2 para violino; quarto com caixa vazia

Ferraz. Silvio (2011) "páginas do caderno de análises: varèse e ligeti"

Ferraz, Silvio (2007). "Fórmulas composicionais e de sonoridades". Publicação on-line no site do Instituto de Artes da UNICAMP. http://www.iar.unicamp.br/pesquisas/silvioferraz/index.htm.

Ferraz, Silvio (2006). Entrevista no vi festival contemporâneo/Januibe Tejera.

papers


Ferraz, Silvio (2012). "Litania (2011), para quarteto de cordas (à Memória de J. A. Almeida Prado): gênese composicional e poética. Música Hodie v. 12. UFG: Goiânia.

Ferraz, Silvio (2012). "Ciclicidade e kinesis em Circles de Luciano Berio". Opus. v. 17. São Paulo: Anppom.

Ferraz, Silvio (2012) "la formule de la ritournelle". Filigrane, v. 13. Paris: Sampzon.

Ferraz, Silvio e MALUFE, Annita Costa (2012) Poema-em-música ou a imersão nas palavras. Synergies Brésil, v. 09. S.Paulo: USP.

Padovani, José Henrique e Ferraz, Silvio (2011). "Proto-história , Evolução e Situação Atual das Técnicas Estendidas na Criação Musical e na Performance" in: Música Hodie v. 11-2. Goiânia: UFGo.

Ferraz, Silvio (2010). Músicas e Territórios, in: Polem!ica 9. Rio: UFF.

Ferraz, Silvio (2010) "Deleuze: música, tempo e forças não sonóras" in: Artefilosofia, n.9. Ouro Preto: Ufop.

Simurra, Ivan Eiji e Ferraz, Silvio (2010). "A utilização de técnicas apreendidas em estúdios como princípios composicionais em Atmosphères", in: Anais da Anppom. Florianópolis: Anppom.

Ferraz, Silvio (2009) Berio: Circles - composição por ciclos, in: I Encontro Internacional de Análise Musical, São Paulo. Perspectivas Analíticas para a Música dos Secs. X e XXI. São Paulo: Unesp.

Ferraz, Silvio (2008). "Por uma música que não faz falta", in: Cadernos de Pesquisa, v.3. São Paulo : Centro Cultural São Paulo.

Ferraz, Silvio (2008). "A fórmula da reescritura" in: III seminário de música, ciência e tecnologia - sonologia, 2008, São paulo. São Paulo: LAMI/USP.

Copini, Guilherme e Ferraz, Silvio (2008). "Música espectral: o som como referência composicional", in: Simpemus V. Curitiba: Simpemus.

Ferraz, Silvio (2007). "Tatuagens", in: Notas.Atos.Gestos, Rio de Janeiro : 7 letras.

Tafarello, Tadeu e Ferraz, Silvio (2007). "Relógio, de José Augusto Mannis, e a Composição por Ciclos", in: Cadernos de Pós-Graduação da UNICAMP, v. 9. Campinas: UNICAMP.

Ferraz, Silvio (2008). Duas peças de Rodolfo Caesar Tinnitus (2004) e Bio-acústica (2005). Goiãnia: Música Hodie,v.08.

Ferraz, Silvio e Malufe, Annita (2006). "Diálogos" in: Especial Deleuze - Revista Cult, v.108. S.Paulo: Cult.

Ferraz, Silvio (2006). "La construcción de de la casa: sobre la presencia de onidos de campanas, pássaros y arte popular en la musica actual" in:Ressonancias. Santiago-Chile: IMUC.

Ferraz, Silvio (2006). "Primeiro afeto:como jogar notas ao vento" in: OPUS 12. Campinas: Anppom.

Ferraz, Silvio (2006). "Esboço de uma composição concretista para Haroldo de Campos" in: Motta, Leda T. da. Céu Acima. S.Paulo: Perspectiva

Ferraz, Silvio (2005). "Considerações sobre avaliação composicional" in: M&uatue;sica Hodie. v.5, n.2. Goiânia: UFG.

Ferraz, Silvio (2004). "Ritornelo: composição passo a passo". in: Opus 10. Campinas: ANPPOM.

Ferraz, Silvio (2004). "Composição por personagens: a escrita de Casa Tomada e Casa Vazia", in: Em Pauta. Porto Alegre: UFRGS.

Ferraz, Silvio (2003). "O espaço de performance musical ao computador". Cadernos de Pós-Graduação, vol.7 no.1. Campinas: IA-UNICAMP (no prelo).

Ferraz, Silvio (2003). "Composição e ambiente de composição" in: Polêmica, vol.7, http://www2.uerj.br/~labora/hibridos_composicao_p7.htm

Ferraz, Silvio (2002). "Varèse: a composição por imagens sonoras" in: música hoje, vol6. Belo Horizonte: UFMG.

Ferraz, Silvio (2001). "Apontamentos sobre escuta musical" in: música hodie, vol.1. Goiânia: UFG.

Ferraz, Silvio (2001). "Music and Communication: Does Music Want to Communicate at All?". Mikropoliphonie.

Ferraz, Silvio & Aldrovandi, Leonardo (2000). "Loop-interpolation-random&gesture, déjá vu in computer-aided composition". in: Organized Sound, v.5, n.2, p.81 - 84. Cambridge Univ Press.

Ferraz, Silvio (1999). Composição com suporte tecnológico. Relatório apresentado no Encontro Anual da Anppom. Salvador, 1999

Ferraz, Silvio (1999). Apontamentos para a escuta musical. Anais do I Forum  Paulista de Musicoterapia. S.Paulo: Apemesp.

Ferraz, Silvio (1999). Musique et semiotique: une aproximation suplementaire. in: Semiotique Apliquée - revista eletronica
http://www.chass.utoronto.ca/french/as-sa/ASSA-6-7/index.html

Ferraz, Silvio (1998). Composição e Ambiente de Composição. in: Revista de Música. Rio: CBM.

Ferraz, Silvio (1997). Música e Semiótica: mais uma aproximação. in: Opus, n 2. Rio de Janeiro: ANPPOM/CNPq.

Ferraz, Silvio (1997). Composição e Pesquisa, ou O Compositor que se perdeu no tubo de ensaio. in: Anais da Anppom'96. Rio de Janeiro: Anppom/CNPq.

Ferraz, Silvio (1997). Composição e Ambiente de Composição. Comunicação apresentada no "II Encontro de Música Eletroacústica". Brasília, UnB.

Ferneyhough, Brian (1994). A presença de Adorno, tradução de comunicação do compositor apresentada no Voix Nouvelle1994, na Foundation Royaumont. in: Cadernos de Estudo: Análise Musical, n 8/9. S. Paulo: Atravéz. 1995.

Ferraz, Silvio. (1994). Elementos para uma Análise do Dinamismo Musical, in: Cadernos de Estudo: Análise Musical, n 6/7, S. Paulo: Atravéz.

Ferraz, Silvio e Kater, Carlos (1991). Editorial, in: Cadernos de Estudo: Análise Musical, n4,. S.Paulo: Atravéz.

Ferraz, Silvio (1991). Cinco invenções sobre diferença e repetição: composições e análises. Dissertação de mestrado. Disponível na biblioteca da ECA-USP.

Ferraz, S. (1990). Manoel Dias de Oliveira e Davide Perez: Uma Aproximação Entre a Opera Napolitana e o Barroco Mineiro, com colaboraçãode M.Dottori, in: Ciência e Cultura, n 9, vol. 42.

Ferraz, Silvio (1990). Análise e Percepção Textural: Peça VII para sopros de G. Ligeti, in: Cadernos de Estudo: AnáliseMusical, no. 3, S. Paulo: Atravéz.

Ferraz, Silvio (1989). "Diferença e Repetição: A PolifoniaSimulada na Sequenza VII para oboé de L.Berio", in: Cadernos de Estudo:Análise Musical, no.1. S. Paulo: Atravéz

Kater, Carlos Org.(1994). Entrevista com Ilza Nogueria, Kilza Setti, Rodolfo Caesar e Silvio Ferraz, in: Cadernos de Estudo: Análise Musical, n6/7.

Kater, Carlos e Ferraz, Silvio (1995). Encontro com Arthur Nestrovski: Entrevista.Cadernos de Estudo: Análise Musical, 8/9. S. Paulo: Atravéz.