estes 4 desenhos foram realizados como parte de análise das 10 peças para quinteto de sopros de Gÿorgy Ligeti.
  os desenhos desecrevem os percursos das peças texturais (ímpares do ciclo de 10)
  silvio ferraz: cadernos de análises,1997

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Ligeti 10 peças para quinteto de sopros: peça 1

eixo y: alturas eixo x: densidade
sob o diagrama: diatônico; cromático entre mi2 e si2; -1; total cromático entre re2 e do3.

sobre a peça 1, interessante observar: sobreposição de 3 tempos diferentes. 1 Subdividido à base 2 (fl e hrn), outro à base 3 (Ehorn e fagore) e um último à base 5 (clar).
o diagrama mostra bem a tessitura cerrada, o aumento de mudança de alturas por compassos (aumento de densidade horizotal e vertical), o desenho claro da superfície, e como consequência da sup.cerrada, o índice de repetição de notas que faz emergir pequenos cânones; e por fim, e bastante claro, a compressnao final sobre um cluster cromático de 3 notas [2,3,4]

melodia de timbres [estereometria] sobre do#, a 12º nota da serie

do e re, as duas notas que completarim a gama diatônica que molda o 1º acorde da peça


Ligeti 10 peças para quinteto de sopros: peça 3

eixo y: alturas eixo x: densidade
nesta peça: superfície móvel constuindo um grande perfil em foco e desfoco.
citar aspectos constantes da obra de Ligeti: cf.P.Michel p.94-101
importância das analogias notáveis: relevantes à escuta (p.40)
ideia de grãos (1957); nuvens harmônicas(1957)(p.31)
notar presença de sons diferenciais nas peças 9 e 2 e em atmospheres, notar com auxilio de AudioSculpt
opção pela música instrumental (p.37)
em texto sobre atmospheres ligeti fala em suprimir a ideia de intervalo em proveito de espaço sonoro

Ligeti 10 peças para quinteto de sopros: peça 5

eixo y: alturas eixo x: densidade
eixo x, linha superior: númeração de compassos; eixo x, linha inferior: densidade de onsets por compasso.


Ligeti 10 peças para quinteto de sopros: peça 7 (passagem final

eixo y: alturas eixo x: densidade